Sobre o seminário

Parceria com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo trará especialistas renomados de diversas instituições nacionais e internacionais

Introdução

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo realizarão, nos dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional Qualidade das Águas Costeiras. O evento será realizado na cidade de Santos, SP, e pretende apresentar pontos de vistas, nacionais e internacionais, sobre a qualidade das águas costeiras e a disposição de esgotos através de emissários submarinos. “O objetivo principal é obter contribuições relevantes para o processo de tomada de decisão relacionado à seleção de alternativas para sistemas de gerenciamento de esgoto em cidades costeiras”, explicam os coordenadores do evento, professor da Poli-USP, Jayme Pinto Ortiz e Engenheiro da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Américo de Oliveira Sampaio.

De acordo com o Relatório de Balneabilidade de 2011, o litoral de São Paulo tem uma população de mais de dois milhões de pessoas, que pode duplicar-se no verão e só atinge uma taxa de coleta de águas residuais de 56% em média. Nos últimos anos, os investimentos do governo de São Paulo e do Banco do Japão têm permitido uma melhora significativa nas taxas de coleta e no tratamento de águas residuais na costa de São Paulo. “No entanto, continua a ser necessário melhorar as alternativas técnicas, com uma mais ampla visão do problema”, explica o professor.

Os organizadores comentam que foram convidados vários pesquisadores reconhecidos da área, tanto nacionais quanto internacionais, para expor e debater trabalhos focados em temas como descarga de efluentes sanitários, projetos de emissários submarinos, balneabilidade, rios costeiros, sistemas de drenagem de cidades costeiras, legislação ambiental e impacto ambiental. “A qualidade das águas costeiras é sempre influenciada pelas condições de saneamento básico das cidades litorâneas. Isso se deve ao fato que, nas regiões costeiras, os efluentes, tanto domésticos quanto industriais, têm como destino final o oceano, seja através de canais naturais, rios costeiros ou diretamente nas praias, muitas vezes sem tratamento prévio”.








Programação

O primeiro dia do evento terá a participação dos pesquisadores convidados para a apresentação das suas pesquisas e das suas experiências. Dentre os convidados nacionais o evento contará com a presença de professores da USP, UFRJ, UFPR, UNISANTA, e de especialistas da SABESP e da CASAN-SC. Dentre os convidados internacionais o evento contará com a presença de professor do Georgia Institute of Technology – USA e de Consultor do BID.

No segundo dia, acontecerão várias palestras e painéis para a discussão dos temas tratados com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Santos, da CETESB, da SABESP, de Prefeituras do litoral paulista, dentre outros convidados.

Confira a programação completa - Download PDF

Agenda:
Dias 03 e 04 de novembro de 2016.
Horário: 9h às 18h.

Local:
Teatro Guarany - Praça dos Andradas, 100.
Centro da cidade de Santos - São Paulo - Brasil.
Mapa: como chegar

Inscrições abertas As inscrições são gratuitas.
O teatro tem capacidade máxima de 250 participantes.

Organizadores

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de SP Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
Escola Politécnica da USP Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Apoio

Prefeitura de Santos - SP Prefeitura Municipal
de Santos - SP
Sabesp Sabesp - Comp. Saneamento Básico do Estado de SP
Revista DAE Revista DAE - Periódico de engenharia da Sabesp