Sobre o Workshop
O mundo atual vem se estruturando em torno de sistemas constituídos a partir de um número extremamente elevado de subsistemas que interagem entre si segundo mecanismos extremamente complexas. Estes sistemas são denominados Sistemas Complexos e apresentam uma dinâmica que se mostra extremamente difícil de ser modelada e controlada. Os maiores desafios relacionados à sistemas complexos hoje estão associados ao desenvolvimento de estruturas formais que permitam (i) caracterizar e quantificar seus comportamentos; (ii) modelar as diversas dinâmicas envolvidas; (iii) entender as relações entre as estruturas de interligação dos subsistemas (redes) e o comportamento coletivo resultante; (iv) controlar sua dinâmica.
Este workshop objetiva reunir pesquisadores jovens do Estado de São Paulo e do Reino Unido visando fomentar a criação de uma rede de pesquisa em técnicas integradas para o estudo de sistemas complexos e suas aplicações tecnológicas.
O workshop contará com um grupo interdisciplinar de 6 pesquisadores seniores, que apresentarão palestras temáticas relacionadas à aplicação integrada de conhecimentos advindos da Teorias de Redes Complexas, Sincronização, Informação, Controle, Jogos Evolutivos, Rede de Sensores parar caracterizar, modelar e controlar modelos de sistemas complexos relacionados à neurociência, redes ecológicas, redes de comunicação, agentes autônomos móveis em deslocamento de formação e redes de distribuição de energia. Espera-se que os pesquisadores jovens apresentem material complementar e se engajem em discussões pró-ativas que gerem novas ideias e estratégias integradas de pesquisa relacionadas a sistemas complexos.
No que diz respeito às aplicações, os temas preferenciais são neurociência, power-grid, redes de sensores, redes ecológicas, redes de comunicação, veículos autônomos em deslocamento de formação. Contudo, temas correlatos poderão também ser considerados. Este evento conta com o suporte da FAPESP e do British Council, que juntos proporcionarão auxílio parcial aos participantes (diárias) para cobrir suas despesas locais.