CCB - Perguntas Frequentes - ESTÁGIO, IC, MONITORIA

(dados eventualmente não-atualizados - consulte fonte oficial)

home

ESTÁGIO

Você pode fazer estágios curriculares obrigatórios (ou seja, presentes em sua Estrutura Curricular) ou não-obrigatórios. Os cursos quadrimestrais (Engenharia Química e Engenharia de computação) prevêem alguns estágios obrigatórios em sua estrutura curricular. Eles são de tempo integral e correspondem a um módulo quadrimestral. Os cursos semestrais podem ou não incluir estágios em suas estruturas curriculares (consulte a estrutura curricular no Júpiter.). Mesmo que eles não os incluam, você pode fazer um estágio não-obrigatório, satisfeitas algumas exigências. Consulte a página do Serviço de Estágios da Poli.

Usualmente, é o aluno quem vai atrás dos estágios. Mas o seu Departamento pode ter um serviço de apoio.

Além de estágios em empresas, é possível fazer estágios muito interessantes bem próximo à Poli, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, ou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, ou ainda no Instituto Butantã. Vocês podem tentar também o Instituto de Energia e Ambiente - IEE-USP. Além disso, muitas vezes é possível realizar estágios não-remunerados (mas válidos como estágios obrigatórios) nos próprios laboratórios da USP.


INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A partir do segundo ano, desenvolva um trabalho de pesquisa junto a um professor, em um laboratório da Poli. Procure professores (em seu Departamento ou em outro), identifique linhas de pesquisa e laboratórios de interesse. Em Engenharia, usualmente os docentes propõe a você os temas de estudo (nas Humanas, frequentemente toda a iniciativa parte dos alunos). Existem algumas opções de bolsa:

- Programa de Iniciação Científica (PIC)

- Programa de Iniciação Tecnológica (PIBITI)

- Bolsa de Iniciação Científica AEP

- Bolsa de Iniciação Científica Fapesp

(Mas você pode fazer uma iniciação científica sem bolsa, também.)

Ao final, o aluno apresenta seu trabalho no SIICUSP, evento internacional sediado na USP.


MONITORIA

Os alunos podem ser monitores de disciplinas ou de salas de apoio, como é o caso das salas pró-aluno (vide abaixo)

Para concorrer a uma vaga de monitor de disciplina, o aluno deve se inscrever no projeto de disciplina cujo conteúdo ele domine por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deve ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina. Informe-se com os professores, ou nas Secretarias, ou no site PEEG (vide abaixo).

- Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

- Monitoria nas Salas Pró-Aluno (salas de informática)

O Regimento Geral da USP trata do assunto nos artigos 208 e 209 (veja o Título VII - "Do Corpo Discente").


BOLSAS EM ENSINO, PESQUISA OU EXTENSÃO

Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB)


INTERCÂMBIOS NO EXTERIOR

Existem basicamente dois tipos de intercâmbio de graduação no exterior: APROVEITAMENTO DE ESTUDOS e DUPLO DIPLOMA


TRANSFERÊNCIA INTERNA

Você quer trocar de curso? Veja as regras.


Texto criado em 22/2/2017 por Augusto Camara Neiva (CCB-Poli-USP). Este é um site de apoio, não oficial, sem atualização automática dos dados. Verifique sempre em fonte oficial se eles estão atualizados.