CCB - Perguntas Frequentes - AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS

(dados eventualmente não-atualizados - consulte fonte oficial)

home

A avaliação de disciplinas no Ciclo Básico da Poli tem se mostrado como um instrumento muito útil para o diálogo entre alunos e docentes. A avaliação baseia-se em questionários sobre cada docente, contendo questões do tipo "muito bom", "bom", "regular", etc, e também espaços para comentários escritos. Este questionário é aplicado pelos representantes de classe. Com base nas respostas, estes promovem uma discussão na classe e elaboram um relatório, que é enviado ao docente e ao coordenador de sua disciplina. Além disso, os representantes das diferentes classes se reúnem e avaliam as disciplinas como um todo. Com base nestes resultados, eles fazem uma reunião com os coordenadores das disciplinas, o Orientador Pedagógico do Ciclo Básico e a coordenação acadêmica do Ciclo Básico. A reflexão resultante destas reuniões tem sido um subsídio importante para mudanças que permitam uma melhor sintonia com os alunos e um maior rendimento acadêmico.

Os questionários mantêm um núcleo fixo de questões que permitem avaliar a evolução das disciplinas ao longo dos anos, mas recebem a cada ano novas questões, elaboradas em conjunto pelos representantes de classe e o Orientador Pedagógico.

É importante assinalar que os resultados das avaliações individuais de cada docente são divulgados apenas ao mesmo e à coordenação de sua disciplina. Ou seja, o processo tem um caráter essencialmente construtivo, e não procura fazer comparações numéricas entre docentes, e muito menos denegri-los. Por este motivo, ele conta com a simpatia da maioria dos docentes, fator fundamental para que o diálogo ocorra e para que melhorias sejam implementadas.

Ainda assim, o processo enfrenta por vezes uma dificuldade: falta de interesse de uma parcela dos alunos, que não respondem aos questionários nem participam das discussões. Quando isto ocorre, o professor fica sem uma visão clara de como anda o seu trabalho (lembrem-se que é difícil o professor avaliar sua sintonia com a classe apenas com base nas suas expressões faciais e nas suas perguntas durante as aulas - às vezes, a presença de alguns alunos mais participativos dá a ilusão de uma sintonia mais ampla que pode não estar ocorrendo).


Texto criado em 27/2/2017 por Augusto Camara Neiva (CCB-Poli-USP).