CCB - Perguntas Frequentes - GRUPOS DE EXTENSÃO

(dados eventualmente não-atualizados - consulte fonte oficial)

home

A edição de fevereiro de 2017 do jornal “O Politécnico” (do Grêmio Politécnico) traz uma ampla relação de projetos, grupos e coletivos, com diferentes finalidades e objetivos. Alguns são voltados a desafios tecnológicos específicos, outros são voltados à resolução de problemas de engenharia em geral, bem como ao ensino, a atividades artísticas, ao esporte, e assim por diante. Reproduzimos abaixo o texto, de autoria de Rafa Baldy:

O que posso fazer na Poli?

Os grupos de extensão

São nossas escolhas que definem quem somos, e foram elas que nos guiaram até aqui, neste universo sempre em expansão que é a Poli. No fluxograma das páginas anteriores você pôde se guiar para a escolha de algum grupo do qual você pode fazer parte. Para mais informações basta procurá-los no Facebook ou entrar em contato com a equipe d’O Politécnico.


PET Mecatrônica: faz parte do Programa de Educação Tutorial do MEC, que tem como objetivo melhorar o curso de graduação na Poli através de projetos com ensino, pesquisa, extensão e o cultivo da formação humana no engenheiro.

PET Mecânica: é um grupo voltado para os alunos da Engenharia Mecâ- nica, ele é um incubador de ideias e já deu origem ao Projeto Júpiter e ao Poli Milhagem.

Atlética: são 30 modalidades diferentes para você escolher qual esporte praticar. Isso tudo sem falar da gestão da Atlética, em que você pode organizar campeonatos, festas, criar artigos personalizados e muito mais! Venha participar, nos reunimos todas as segundas-feiras, às 11h, na nossa sede.

Peste Negra: torcida organizada da Poli, responsáveis pelos gritos, bandeiras, bebidas e tudo que é daora nos jogos!

Poli Júnior: é a empresa júnior da Poli, em que os alunos realizam projetos de engenharia, organizam de eventos de alto impacto e atuam, até mesmo, em cargos de alta gestão!

CPVAM: cursinho popular que funciona na Poli Santos focado em preparar jovens da região para os vestibulares.

Kali: é um projeto social, sem fins lucrativos, formado por jovens voluntários que buscam apoiar a realização de sonhos por meio da educação.

Matemática em Movimento: grupo que contribui no desenvolvimento de alunos da rede pública através de aulas, tutoriais e muito mais!

Projeto Potência: ensinamos exatas aos sábados na Zona Sul para alunos da rede pública do Ensino Médio, focando motivação.

Enactus: é uma comunidde global de estudantes comprometidos a usar a ação empreendedora para criar negócios sociais e impactar comunidades.

FCAP: Frente de Cultura e Arte da Poli

Acappolli: grupo de pessoas que amam cantar em qualquer lugar. Qualquer lugar MESMO.

Amudi: é um grupo que se expressa artisticamente através de projetos que usam a tecnologia de forma lúdica.

Babel: prosa. Poesia. Pintura. Desenho. Fotografia. Produz ou aprecia? Seu lugar é na Babel!

GTP: o famoso Grupo da Tilápia Paranaense. OBS: não confundir a sigla com a do Grupo de Teatro da Poli!

Poli Dance: grupo de danças de salão e de jazz com aulas abertas à toda comunidade USP.

Rateria: "a melhor bateria universitária do universo!" Venha tocar com a gente, não precisa saber tocar! Ensinamos do zero.

Engenheiros sem Fronteiras: grupo que realiza projetos de engenharia de forma a impactar positivamente a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

iPoli: grupo que auxilia na internacionalização, tanto na recepção de estrangeiros e comitivas, quanto na organização de eventos e palestras para os alunos.

Turing: é um grupo de estudos de Inteligência Artificial (IA). A equipe projeta IAs para solucionar diversos problemas. Venha aprender e desenvolver conosco!

Poli Negra: promove debates e atividades com o intuito de conscientizar os alunos sobre questões raciais e, principalmente, luta para que pessoas negras possam ocupar cada vez mais espaços dentro da universidade.

PoliGen: grupo feminista que discute gênero e põe a mão na massa. Vem com a gente!

Politécnicas (R)existem: grupo de Politécnicas que expõe o machismo na poli e busca soluções para combatê-lo.

Poli Pride: coletivo de diversidade sexual e de gênero da Poli, cuja proposta é realizar eventos de socialização e militância LGBTQIA.

IEEE: é a maior comunidade técnica profissional dedicada ao desenvolvimento da tecnologia em prol da humanidade.

GEAR: Grupo das Equipes Automotivas, Aeronáutica, Aeroespacial, de Arquitetura naval e Robótica da Poli.

Baja: projetamos e fabricamos um carro off-road, contando com uma gestão qualificada, sistema eletrônico criativo e um projeto mecânico de alto desempenho.

Keep Flying: projeto multidisciplinar cuja missão é fazer um avião que leve a maior carga possível, seguindo restrições definidoras que mudam cada ano.

PACE: é uma iniciativa da GM que visa reunir faculdades do mundo todo em torno do desenvolvimento de projetos na área de mobilidade urbana.

Poli Milhagem: tem como principal objetivo o projeto e a fabricação de protó- tipos de alta eficiência energética que chegam a percorrer 300km com apenas um litro de gasolina.

Poli Náutico: Grupo voltado para o desenvolvimento de modelos de embarca- ções para competições.

Poli Racing: o amor da equipe por carros e engenharia, que se converte em muita dedicação para construir um carro de altíssima performance utilizando todas as ferramentas da indústria!

Projeto Jupiter: equipe de engenharia que constrói e lança FOGUETES experimentais.

ThundeRatz: equipe que projeta robôs e compete em várias categorias, envolvendo mecânica pesada e de precisão, eletrônica de potência e sistemas de controle dos projetos autônomos.

Bandeira Científica: projeto interdisciplinar com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida em municí- pios vulneráveis do Brasil.

Poli Social: é um grupo de extensão que oferece serviços gratuitos voltados, majoritariamente, ao Terceiro Setor.

Poli Cidadã: programa da Escola Politécnica da USP que objetiva o estímulo ao desenvolvimento de atividades de caráter social a fim de estreitar a relação da Universidade com a sociedade.

CORE: é a empresa júnior da Poli-Santos, que inicia o seu segundo ano de atividades com dez membros, um projeto em andamento e uma infraestrutura física bem estruturada.

Agroeco-EP: nosso objetivo é aproximar o ensino de engenharia frente a realidade, e o foco é o desenvolvimento da agroecologia e de tecnologias sociais.

SPE: segue o ideal da Poli, formando engenheiros e líderes, através da realização de eventos acadêmicos e contato e networking com profissionais da área de óleo e gás, impulsionando a formação de seus membros.

Poli Finance: formado por alunos interessados no mercado financeiro que participam de competições e treinamentos exclusivos com bancos e fundos de investimento.

USP Mining Team: equipe que representa a USP no International Mining Games, as olimpíadas da mineração.

Poli Consulting Club: o grupo visa aproximar os politécnicos e o mercado de consultoria. Venha treinar sua capacidade analítica e senso de negócios!

O Condutor: é a primeira publicação de Engenharia Elétrica do Brasil. Informamos os alunos sobre o que se passa pelos corredores da Elétrica. O jornal é feito pelos alunos e para alunos.

Dois Martelos: é um jornal tradicional que busca aproximar os alunos do mundo acadêmico, informá-los sobre as atividades do CMR e apresentar diversas matérias de entretenimento e humor.

O Motim: é o jornal da Naval que há anos vem sendo o espaço no qual estudantes podem se expressar e opinar sobre os mais diversos assuntos. Amotinados e amotinadas, todo mundo participa!

O Patrão: é o jornal do CAEP do qual qualquer um pode participar. Com edições bimestrais, conta com colunas que abordam os mais diversos temas, de resenhas de séries a assuntos acadêmicos.

Cê Viu?: é para falarem sobre o que gostam, sejam livros, filmes, artes ou algo relacionado a engenharia. Você gostaria de pintar o cinza-concreto da cidade com cultura e besteira?

Poli Química Periódico (PQP): é o jornal quadrimestral da AEQ que busca dialogar com alunos e alunas da Eng. Química da Poli, contemplando assuntos acadêmicos, culturais e esportivos.


Página criada em 22/2/2017 por Augusto Camara Neiva (CCB-Poli-USP).