LuBra-RX - Rede Luso-Brasileira de Técnicas de Raios X aplicadas ao Patrimônio Cultural

 
         
     

 

 
           
           
           
       

A Rede Luso-Brasileira de Técnicas de Raios X aplicadas ao Patrimônio Cultural  (LuBra-RX) conta com a participação de pesquisadores, conservadores, restauradores e demais profissionais ligados à área de patrimônio

 
       

Ela foi criada durante a 1ª Jornada Luso-Brasileira de Fluorescência de Raios X aplicada ao Patrimônio Cultural, realizada na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, no período de 22 a 23 de novembro de 2007, voltada à difusão da utilização desta técnica entre os grupos de pesquisa locais e demonstrando as possibilidades de aplicação no estudo de obras de arte, objetos de valor arqueológico e na área de patrimônio, em geral. Este evento teve como objetivo identificar as áreas de interesse de grupos de pesquisa de ambos os países, visando sua integração e o desenvolvimento de projetos conjuntos envolvendo as técnicas de análise por raios X.

 
       

A 2ª Jornada Luso-Brasileira de Técnicas de Raios X aplicadas ao Patrimônio Cultural foi realizada como evento paralelo durante o XI SARX, em Cabo Frio, em novembro de 2008. Através da discussão de problemas e perspectivas na área de patrimônio, o evento visava estimular a criação de parcerias entre os profissionais das diferentes áreas envolvidas a fim de desenvolver projetos que auxiliem na caracterização, conservação e restauro do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro.

 
       

A 3ª Jornada Luso-Brasileira de Técnicas de Raios X aplicadas ao Patrimônio Cultural deverá ser realizada em São Paulo, em 2010. Os organizadores serão Augusto Camara Neiva, da Escola Politécnica da USP, e Paulo Pascholati, do Instituto de Física da USP.