Desde sua criação, o NESOL já realizou cinco Encontros Internacionais de Economia Solidária em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007 e um evento – Universidades e Secretaria Nacional de Economia Solidária em Diálogo – quando da ida do professor Paul Singer para a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

Em 2003, no I Encontro Internacional, o NESOL contou com a participação de professores de universidades francesa (Prof. Dr. Jean Louis Laville), alemã (Profa. Dra. Clarita Platenberg) e argentina (Prof. Dr. José Luis Coraggio), e com a apresentação de trabalhos de profissionais e estudantes com formações diferenciadas.

Em 2004 foram aprofundados alguns temas apresentados em 2003, como o marco conceitual da Economia Solidária, que vem se consolidando. Contamos com a participação de professores franceses (Prof. Dr. Daniel Mothé e Prof. Dr. Simon Lequeux) e com intelectuais provenientes dos movimentos de trabalhadores e sindicatos europeus (Legacoop – Itália) e argentinos (MNER). Foram confrontadas as diferentes maneiras de pensar a Economia Solidária, aqui e na Europa, procurando as interlocuções possíveis que enriqueçam e ampliem o campo conceitual.

Em 2005, ano em que o Encontro se consolidou como referência teórica para os atores da Economia Solidária no país, o Encontro passou a se focar, além dos diversos temas referentes à Economia Solidária, em um tema principal. Abordou-se as questões relativas ao desenvolvimento local, trabalho e autonomia (ver trabalhos publicados no evento).

Em 2006, o Encontro reafirma e consolida seu papel de reflexão e crítica sobre as temáticas da economia solidária e trouxe como foco a questão da integração da América Latina, a educação e a política do movimento. O evento contou também com a participação recorde de mais de 300 pessoas das cinco regiões do Brasil e de outros países (Venezuela, Uruguai, Argentina, Canadá, México, entre outros).