PMR2300 - Computação para Mecatrônica

Teoria: Prof. Fabio G. Cozman

Lab: Profs.   Newton Maruyama, Fabio G. Cozman

Dept. Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos

Escola Politécnica, Universidade de São Paulo

 

·         Horário: Aulas teóricas às segundas-feiras, 10:10 - 12:00, e quartas-feiras, 10:10 - 11:00. A disciplina consiste de 5 aulas de laboratório de 3 créditos (perfazendo 15 créditos), mais 15 aulas teóricas de 2 créditos e 15 aulas teóricas de 1 crédito  (perfazendo 45 créditos).

·         Critério de aprovação: (5T+L)/6, onde T é a nota de teoria, igual a (P1 + 2*P2)/3, e L é a nota de laboratório (responsabilidade do professor de laboratório); porém desde que L seja maior ou igual a 5.

·         Bibliografia:

·         Java: Ivan Mecenas, Java 2 - Fundamentos, Swing e JDBC, Alta Books, 2003.

·         Teoria: Material produzido por Marcos Carrard: Estruturas de Dados I (http://www.poli.usp.br/p/fabio.cozman/Didatico/material/caderno4_PDF.zip) e Estruturas de Dados II (http://www.poli.usp.br/p/fabio.cozman/Didatico/material/caderno7_PDF.zip).

·         Suporte: M. T. Goodrich e R. Tamassia, Estruturas de Dados e Algoritmos em Java, Ed. Bookman, 2001.

Programação das aulas teóricas:

1) Introdução ao curso, conceitos de Java

2) Programação procedural

3) Programação procedural: exemplos

4) Ordenação por inserção

5) Algoritmos e complexidade

6) Complexidade: exemplos

7) Busca seqüencial, busca binária, e recursão

8) Recursão: exemplos

9) Ordenação por união (mergesort)

10) Quicksort

11) Programação orientada a objetos: exemplos

12) Classes e objetos

13) Pacotes

14) Estruturas de dados e lista ligada

15) Prova 1

16) Classes e objetos: exemplos com pilhas e listas

17) Exemplos com pilhas e listas

18) Bibliotecas em Java (arquivos, interface gráfica, rede)

19) Bibliotecas em Java

20) Programas com estruturas em árvore: exemplos

21) Árvores

22) Árvores binárias e dicionários

23) Árvores de busca

24) Árvores de busca

25) Tabelas de hash

26) Tabelas de hash

27) Revisão

28) Prova 2

 

Programação das aulas de laboratório:

1) Introdução a Java

2) Programação orientada a objetos

3) Exercícios e exemplos

4) Interface gráfica

5) Redes e internet