APLICAÇÃO DE AGITAÇÃO NOS PROCESSOS FERMENTATIVOS

Luiz Carlos Urenha
Aluno de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia Química da EPUSP
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

I - INTRODUÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM PROCESSO FERMENTATIVO

Em um processo fermentativo genérico, um meio de cultura (mosto) composto por água, sais e matéria orgânica – açúcares e amidos na maioria das vezes – é preparado em um tanque, o fermentador. Em seguida o tanque é fechado e seu conteúdo esterilizado (120 oC por 20 a 60 minutos). Após o resfriamento até a temperatura do processo – 25 a 35 oC em geral – culturas puras de um ou mais microrganismos são adicionadas assepticamente ao tanque, numa operação denominada inoculação. Uma vez inoculado, deu-se a partida no processo fermentativo.

Nos processos aeróbios o teor de oxigênio dissolvido é mantido acima de um valor mínimo por injeção contínua de ar ou oxigênio puro. Quando o processo se dá na ausência de oxigênio, ele se denomina anaeróbio.

De uma forma geral, o consumo da matéria orgânica e sais leva à multiplicação celular e à transformação da matéria orgânica presente em outros produtos orgânicos.

O emprego de agitadores tem como funções a dispersão dos gases injetados, a homogeneização do meio de cultura, a suspensão de sólidos e a transferência de calor

Em muitos processos aeróbios, o aumento da concentração celular leva a tal aumento na velocidade de consumo do oxigênio dissolvido presente, que a capacidade de transferência deste gás para o meio de cultura passa a ser o fator controlador.

A capacidade de consumo de oxigênio pelo microrganismo é dada por sua velocidade de respiração. O fermentador deve ser capaz de manter um teor mínimo de oxigênio dissolvido no meio de cultura para satisfazer essa velocidade de respiração. Uma velocidade de transferência de oxigênio menor que a velocidade de respiração vai levar à limitação da ação microbiana, enquanto uma velocidade de transferência maior que a velocidade de respiração vai significar desperdício de energia e de ar.

Outro aspecto ligado à agitação é o cisalhamento provocado pelos impelidores. Cada microrganismo tolera diferentes tensões de cisalhamento. Cisalhamento acima do tolerado leva à destruição da célula. As bactérias e leveduras são em geral menos sensíveis ao cisalhamento que os bolores. Células animais, vegetais e de insetos são muito sensíveis ao cisalhamento.

O produto do processo fermentativo pode ser o próprio microrganismo (por exemplo produção de levedura de panificação e de inoculantes agrícolas) ou produtos de seu metabolismo (por exemplo antibióticos, álcool, ácido láctico, ácido cítrico, enzimas, proteínas, etc.).

O processo pode ser conduzido em bateladas, em sistema contínuo ou ainda em sistema semi-contínuo. Durante o processo, o aumento da concentração celular e de produtos de metabolismo no meio de cultura pode provocar grandes alterações na viscosidade e tensão superficial do meio.

Terminado o processo, o mosto é submetido a operações de separação e purificação do produto desejado.

 [topo]

sp / epusppqiI

Este site estará em constante construção, adaptação, adequação, etc.... Se você quiser contatar-nos, clique aqui. Se você notar a existência de links quebrados, inexistentes, ou qualquer outra anomalia, por favor, comunique-nos esse fato.
This site will be in constant construction, adaptation,  etc.... If you want to contact us, click here. If you notice the existence of links broken or any other anomaly, please, communicate that fact to us.

Última atualização / Last Updated : 31/05/2006
Copyright © 2002-2006 Luiz Roberto Terron e equipe/EPUSP/USP
labieq@engineer.com