APLICAÇÃO DE AGITAÇÃO NOS PROCESSOS FERMENTATIVOS

Luiz Carlos Urenha
Aluno de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia Química da EPUSP
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

IV - EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE AERAÇÃO

O exemplo de cálculo a seguir está apresentado em Aiba et al. (1973).

Um fermentador de volume 35,343 m3 e com dois conjuntos de impelidores deve ser projetado usando os critérios abaixo:

(diam. impelidor / diam. tanque) = 0,5
(largura chicana / diam. tanque) = 0,1
(altura líquido / diam. tanque) = 5/3
(volume útil / volume total) = 2/3

A viscosidade e a densidade máximas do meio de cultura são:

r = 1.200 kg/m3
m
= 0,02 kg/(m s)

A velocidade de rotação (n) dos impelidores deverá ser 60 rpm e a velocidade de aeração de 0,4 volume de ar / (volume de meio * minuto).

Calcular:

a – o diâmetro do tanque (Dt)
b – a altura da coluna líquida (HL)
c – a altura total do tanque (HT)
d – o diâmetro dos impelidores
e – o comprimento das pás dos impelidores
f – a largura das pás dos impelidores
g – a largura e comprimento das chicanas
h  – a potência para o sistema não aerado (P)
i – a potência para o sistema aerado (Pg)

RESOLUÇÃO

1 – Use a relação V = (área da base * altura de líquido) e a relação entre a altura de líquido e o diâmetro do tanque dada pelo problema para calcular tanto o diâmetro do tanque como a altura de líquido. Itens (a, b).

2 – Use a relação entre o volume total e o volume útil dada pelo problema para calcular o volume total do tanque, bem como sua altura total. Item (c).

3 – Imponha Re turbulento e calcule o diâmetro dos impelidores. Item (d).

4 – Use as relações apresentadas na Figura 1 para calcular o comprimento e a largura das lâminas dos impelidores. Itens (e, f).

5 – A largura das chicanas deve ser calculada a partir da relação dada pelo problema. Seu comprimento deve ser sempre maior que a altura de líquido no tanque, podendo mesmo ocupar toda a altura do tanque. Item (g).

6 - Escolha um tipo de turbina (a mais utilizada é a turbina de seis pás planas, “flat-blade turbine”) e use a Figura 2 para calcular P, potência não-aerada. Note que o cálculo realizado é para um conjunto de impelidores. Como o problema pede dois conjuntos, multiplique o valor de P por 2 para achar a potência total não aerada a ser transferida. Item (h).

7 – Como o volume de meio de cultura é conhecido, a vazão de ar pode ser calculada a partir da relação em vvm dada pelo problema. Uma vez calculada a vazão de ar, podemos calcular o número de aeração Na. Use a Figura 3 para achar a relação Pg/P. A partir desta relação, calcule Pg. Não se esqueça do fator de segurança. Item (i).

 

[topo]

 

sp / epusppqiI

Este site estará em constante construção, adaptação, adequação, etc.... Se você quiser contatar-nos, clique aqui. Se você notar a existência de links quebrados, inexistentes, ou qualquer outra anomalia, por favor, comunique-nos esse fato.
This site will be in constant construction, adaptation,  etc.... If you want to contact us, click here. If you notice the existence of links broken or any other anomaly, please, communicate that fact to us.

Última atualização / Last Updated : 31/05/2006
Copyright © 2002-2006 Luiz Roberto Terron e equipe/EPUSP/USP
labieq@engineer.com