APLICAÇÃO DE AGITAÇÃO DE LÍQUIDOS EM CRISTALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Silas Derenzo
Aluno de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia Química da EPUSP
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

 

Princípios da cristalização

A cristalização é o segundo processo de separação mais utilizado na Indústria química. Baseia-se no princípio de que uma solução saturada ao ser resfriada ou concentrada, sofre um fenômeno de histerese, no qual uma única fase (líquida) pode sobreviver por algum tempo sem que ocorra a formação de sólido, Ao prosseguir o processo, a supersaturação atinge seu nível máximo, quando ocorre a formação dos primeiros sólidos (núcleos), tendendo a voltar ao equilíbrio do sistema pelo crescimento dos núcleos. À esta diferença denomina-se largura máxima da zona metaestável. Ao longo deste caminho, denomina-se supersaturação à diferença entre a concentração da solução e a concentração de equilíbrio naquela condição. A supersaturação é a força motriz do processo. A supersaturação em uma solução pode ser criada tanto pelo resfriamento quanto por evaporação do solvente. Existe ainda a possibilidade de ser adicionado um terceiro componente, miscível com o solvente, porém que não dissolva o soluto, diminuindo assim a sua solubilidade ("salting-out" quando o terceiro componente é um sal ou "drowing-out" quando ele for um líquido). Como em reatores químicos a operação pode ser realizada em regime contínuo ou em batelada

Embora seja regido pelos mesmos princípios básicos, a precipitação costuma ser tratada à parte devido a suas características particulares, em que a supersaturação no ponto de alimentação (supersaturação local) é sempre muito elevada, gerando na maior parte dos casos partículas muito menores.

[topo]


sp / epusppqiI

Este site estará em constante construção, adaptação, adequação, etc.... Se você quiser contatar-nos, clique aqui. Se você notar a existência de links quebrados, inexistentes, ou qualquer outra anomalia, por favor, comunique-nos esse fato.
This site will be in constant construction, adaptation,  etc.... If you want to contact us, click here. If you notice the existence of links broken or any other anomaly, please, communicate that fact to us.

Última atualização / Last Updated : 31/05/2006
Copyright © 2002-2006 Luiz Roberto Terron e equipe/EPUSP/USP
labieq@engineer.com