APLICAÇÃO DE AGITAÇÃO DE LÍQUIDOS EM CRISTALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Silas Derenzo
Aluno de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia Química da EPUSP
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

 

Regras gerais de ampliação de escala "Scale up"

Como a ampliação de escala é um fator de primordial importância em cristalização industrial e como houve muita controvérsia na literatura em décadas recentes, é importante destacar alguns aspectos técnicos:

Estudos recentes demonstraram que regras simples do tipo ~Ta ou s~Tb, em que os expoentes a e b constantes não podem ser utilizados para se obter em escala industrial um mesmo estado da suspensão obtido em escala de laboratório, a partir da mínima potência dissipada ou de suspensão dos cristais. Como mostrado na figura 6, é mais razoável dividir  em duas parcelas, a primeira, susp, para se evitar a deposição dos cristais e a segunda, circ, para a circulação da suspensão e renovação da suspensão no fundo do tanque. Apenas a segunda parcela depende do tamanho do vaso, sendo maior em cristalizadores pequenos, devido a perdas significativas por atrito e mudança de sentido de fluxo.

A energia dissipada específica, , pode ser então calculada a partir de:

 

onde AR é o número de Archimedes:

 

Com relação ao estado da suspensão em vasos agitados, distingue-se em:

Suspensão incompleta – quando parte dos sólidos depositam no fundo ou executa um movimento de rolar sobre a superfície do fundo do vaso. Especialmente em vasos de fundo plano, a fase sólida apresenta uma tendência de formar depósitos nos cantos do cristalizador ou ainda no centro do fundo do vaso, onde existe um fluxo de fluido estagnante.

Suspensão completa – quando não há a permanência de sólidos no fundo do vaso por mais que 1 ou 2 segundos. Nestas condições,, toda a área superficial dos cristais está exposta à solução, permitindo o crescimento dos cristais. Entretanto, os cristais não estão homogeneamente distribuídos.

Suspensão homogênea – quando não existem gradientes de concentração de sólidos de qualquer tamanho ao longo do cristalizador. No caso de partículas grandes, diferenças de densidade e baixa viscosidade da solução, é muito difícil se obter uma suspensão homogênea, mesmo com altos valores de , mesmo muito acima do obtido na equação anterior.

Quanto maior a razão entre as densidades do sólido e do líquido e AR, maiores serão as forças de gravidade e centrífuga, resultando em umas suspensão cada vez mais heterogênea.

Um guia aproximado da situação é:

AR<10 e rs /rl <2: suspensão razoavelmente homogênea;

AR >10 e rs /r l > 5: suspensão heterogênea.

 

[topo]


sp / epusppqiI

Este site estará em constante construção, adaptação, adequação, etc.... Se você quiser contatar-nos, clique aqui. Se você notar a existência de links quebrados, inexistentes, ou qualquer outra anomalia, por favor, comunique-nos esse fato.
This site will be in constant construction, adaptation,  etc.... If you want to contact us, click here. If you notice the existence of links broken or any other anomaly, please, communicate that fact to us.

Última atualização / Last Updated : 31/05/2006
Copyright © 2002-2006 Luiz Roberto Terron e equipe/EPUSP/USP
labieq@engineer.com