| |
O programa do curso, no segundo semestre de 2006 foi o o seguinte:
- Aspectos básicos. A importância da música para o ser humano. A força da
música. Definições de “Apreciação Musical”: instruções e exemplos. Conceito
de “Ouvir com inteligência”. Som: a matéria prima da música. Propriedades do
som: altura, intensidade, etc.
- Elementos da Composição Musical: ritmo, melodia, harmonia/contraponto,
polifonia.
- Instrumentos musicais da orquestra sinfônica moderna. Origem dos
instrumentos musicais. Origem da palavra orquestra. Classificação dos
instrumentos musicais da orquestra sinfônica moderna. Formações da orquestra
do barroco até os tempos atuais. Outras formações orquestrais.
- Instrumentos de cordas. Componentes da família das cordas: violino,
viola, violoncelo, contrabaixo, harpa. Materiais de construção. Lendas do
violino e do diabo.
- Instrumentos de sopro, família das madeiras. Flautim, flauta,
oboé, corne inglês, fagote, clarinete, etc.
- Exemplos musicais. Foram vistos muitos exemplos musicais, de
vários períodos (músicas da Idade Média até contemporâneas), para ilustrar
os temas das aulas. Foram usadas várias midias (CDs, DVDs, vídeos da
internet, etc.).
- Formas musicais. Durante o curso foram apresentadas (e quase sempre
analisadas) várias formas musicais vocais e instrumentais, tais como: árias
de ópera, formas vocais sacras (missa, oratório) e profanas (cantatas),
formas instrumentais de câmara (composições para instrumentos solo, trios e
quartetos de cordas, sinfonias, etc.) e para grande orquestra.
|