<http://www.adorocinema.com/filmes/declinio-do-imperio-americano/declinio-do-imperio-americano.asp> |
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Ficha
Técnica
Título
Original: Le Déclin de l'Empire Américain
Gênero:
Drama
Tempo de
Duração: 101 minutos
Ano de
Lançamento (Canadá): 1986
Estúdio:
Malofilm / Corporation Image M & M / National Film
Board of Canada / Téléfilm Canada / Société Général
du Cinéma du Québec / Societe Radio Cinema
Distribuição: Cineplex-Odeon Films / Art Films
Direção:
Denys Arcand
Roteiro:
Denys Arcand
Produção:
Roger Frappier e René Malo
Música:
François Dompierre
Fotografia: Guy Dufaux
Desenho
de Produção: Gaudeline Sauriol
Direção
de Arte: Gaudeline Sauriol
Figurino:
Denis Sperdouklis
Edição:
Monique Fortier
Efeitos
Especiais: Les Productions de l'Intrigue Inc.
Canadá -
1986
Drama -
101 min. |
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Elenco
Dominique
Michel (Dominique)
Dorothée Berryman (Louise)
Louise
Portal (Diane)
Pierre Curzi (Pierre)
Rémy
Girard (Rémy)
Geneviève Rioux (Danielle)
Daniel
Brière (Alain)
Gabriel Arcand (Mario)
Évelyn
Regimbald
Lisette Guertin
Alexander
Remy
Ariane
Frédérique
Jean-Paul
Bongo |
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http://www.adorocinema.com/filmes/invasoes-barbaras/invasoes-barbaras.asp> |
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Ficha
Técnica
Título
Original: Les Invasions Barbares
Gênero:
Drama
Tempo de
Duração: 99 minutos
Ano de
Lançamento (Canadá): 2003
Estúdio:
Astral Films / Centre National de la Cinématographie
/ Cinémaginaire Inc. / Le Studio Canal+ / Harold
Greenbury Fund / Productions Barbares Inc. / Pyramid
Productions / Société Radio-Canada / Téléfilm Canada/
Société de Développement des Enterprises Culturelles
Distribuição: Miramax Films / Art Films
Direção:
Denys Arcand
Roteiro:
Denys Arcand
Produção:
Daniel Louis e Denise Robert
Música:
Pierre Aviat
Fotografia: Guy Dufaux
Desenho
de Produção: François Séguin
Direção
de Arte: Caroline Alder
Figurino:
Denis Sperdouklis
Edição:
Isabelle Dedieu |
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Elenco
Rémy
Girard (Rémy)
Stéphane Rousseau (Sébastien)
Dorothée Berryman (Louise)
Louise
Portal (Diane)
Dominique
Michel (Dominique)
Yves
Jacques (Claude)
Pierre Curzi (Pierre)
Marie-Josée Croze (Nathalie)
Marina
Hands (Gaëlle)
Toni
Cecchinato (Alessandro)
Mitsou
Gélinas (Ghislaine)
Johanne-Marie Tremblay (Irmã Constance)
Denis
Bouchard (Duhamel)
Micheline
Lanctôt (Enfermeira Carole)
Markita
Boies (Enfermeira Suzanne)
Izabelle Blais (Sylvaine)
Denys
Arcand |
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SINOPSE
<http://www.dvdpt.com/o/o_declinio_do_imperio_americano.php>
o
declínio do império americano - CASAMENTO. INFIDELIDADE.
SEXO.
Indiscrições,
Infidelidades, Confissões, Acrobacias e tudo o resto que faz
do sexo o único assunto de que vale a pena falar.
O que as mulheres
realmente pensam dos homens? Do que falam quando eles não
estão presentes? E os homens, do que falam?
Enquanto Rémy,
Pierre, Claud e Alain, professores na faculdade de História,
preparam um jantar requintado, as suas companheiras,
Dominique, Louise, Diane e Daniekke, treinam-se num ginásio
de musculação. Os homens falam sobre as mulheres e as
mulheres sobre os homens. Destas duas conversas sobressai a
mentira de uma época e a busca de cada um deles, pela
felicidade individual a qualquer preço.
Fantasias,
tentação, desejo, indiscrições, infidelidades, confissões,
acrobacias e tudo o resto que faz do sexo o único assunto de
que vale a pena falar.

<http://www.dvdpt.com/o/o_declinio_do_imperio_americano.php>
as
invasões bárbaras - UMA COMÉDIA PROVOCANTE SOBRE SEXO,
AMIZADE E TUDO O QUE NOS INVADE A VIDA.
Rémy, divorciado
e na casa dos cinquenta, é hospitalizado com uma doença
terminal. Louise, a ex-mulher, pede ao filho Sébastien, que
regresse o quanto antes de Londres, onde vive agora.
Sébastien hesita, pois já há alguns anos que ele e o pai não
se falam. Por fim, decide voltar a Montreal para ajudar a
mãe a apoiar o pai.
Assim que chega,
Sébastien faz tudo o que está ao seu alcance para aliviar o
sofrimento do pai: põe os seus contactos a funcionar e
interfere com o sistema de todas as formas possíveis. Reúne
também, à beira da cama do pai, a grupo de pessoas que
marcou o passado dele: familiares, amigos e antigas amantes.
Será que mudaram
muito? A irreverência, a amizade e o civismo ainda estarão
vivos? O humor, o prazer e o desejo ainda povoarão os seus
sonhos?
O declínio do império americano X Invasões Bárbaras
(adaptado de :
<http://www.omelete.com.br/cine/100001766/_i_O_declinio_do_imperio_americano__i_.aspx>
Ainda no calor
das premiações e na emoção do primeiro contato, a crítica
considerou As invasões bárbaras (Les invasions
barbares, 2003) um filme irretocável. Não é. Repensado, fica
fácil perceber a visão limitada, moralista até, que o
diretor Denys Arcand tem da mocidade. Um
intelectual à moda antiga, o canadense sabe como reexaminar
os dogmas da sua geração, mas tem dificuldade de enxergar os
jovens além da fascinação pela tecnologia, pelo dinheiro,
pelas drogas... Enfim, além do estereótipo da alienação.
Claro, a obra
ainda preserva várias qualidades. E uma delas surge agora:
chamar a atenção do público para o filme que deu origem à
história do professor Remy, seus familiares e amigos. Com o
sucesso nas bilheterias de Invasões, reestréia O
Declínio do Império Americano (Le déclin de lempire
américain), que Arcand dirigiu em 1986. Mas se você conhece
apenas o mais recente, tome cuidado, pois alguma coisa mudou
em dezessete anos.
A estrutura é a
mesma: diálogos constantes, sobre política e sexo, permeados
por humor inteligente e posturas ácidas. Muda o contexto. Se
2003 evidenciou a crise das ideologias e o efetivo colapso
norte-americano, em 1986 era onda entre os teóricos notar
elementos que caracterizassem o declínio do império. Na
época - surgimento da AIDS - ainda podia-se tirar vantagem
de (várias) jovens alunas com um bom papo cabeça.
Rémy (Rémy
Girard), cabeludo e risonho, ainda gozava de um casamento
feliz, salpicado por constantes traições secretas. As suas
aventuras e as de seus companheiros acadêmicos são o tema
principal das conversas, durante a preparação de um jantar.
As mulheres passam o dia num clube tratando dos mesmos
assuntos. À noite, inesperadas confissões virão à mesa.
Ausente a
dramaticidade de Invasões, sobra apenas o falatório mordaz.
Ausentes os jovens de hoje, Arcand não poupa críticas
veladas à libertinagem inocente daquele tempo. Algumas
seqüências são ótimas, inclusive visualmente, como toda a
divagação feminina em meio às piscinas e aos aparelhos de
ginástica. Mas aqueles que preferem a mobilidade dos dramas
de Invasões podem se desapontar com o teor menos acessível,
mais intelectual. Aqueles eram dias críticos. Dias em que os
idealistas dos anos 70 perceberam como seria duro amadurecer
nos 80. |