No ano de 2014, de acordo com o censo escolar, 79% dos estudantes brasileiros matriculados em escolas privadas ou públicas eram da rede pública. Como já é de conhecimento geral, as precárias condições educacionais, financeiras e até sociais privam grande parte dos jovens das infinitas possibilidades de futuro após a conclusão do Ensino Médio. Muitos destes estudantes têm, por vezes, que auxiliar a renda da casa com um trabalho durante o dia e ainda guardar forças para frequentar a escola durante a noite. Assim, de certa maneira, os estudos e principalmente a motivação se esvaem num cenário um tanto quanto adverso, e essa lacuna deixada acaba por atrapalhá-los na busca de seus sonhos, sejam eles quais forem.

foto

É dentro desse cenário que o Fala Sério acredita poder intervir, compartilhando experiências de cada um dos integrantes e mostrando para cada um dos jovens de escola pública que podem superar as circunstâncias e conduzir seu futuro em função de suas crenças, independentemente de quais sejam. O Fala Sério acredita que a convicção pessoal deles sempre será o compromisso último e maior.

O grupo pretende, portanto, ajudá-los a definir o que querem para o seu futuro, baseados na esperança que carregam dentro de si: eles não devem necessariamente ingressar no ensino superior, no ensino técnico, nesta ou naquela profissão pelo grupo acreditar que são melhores opções para o futuro deles. O Fala Sério pretende auxiliá-los a serem aquilo que no fundo eles querem ser. Nesse caso, inspirar e motivar todos esses jovens é fundamental, para que assim eles tenham coragem e esperança de fazer aquilo que almejam, quaisquer que sejam as circunstâncias.

foto

Para atingir os objetivos do projeto são realizadas atividades de autoconhecimento e motivação, que incluem desde rodas de conversas sobre temas que demandam profunda reflexão para a vida adulta, como futuro e felicidade, e atividades de planejamento concretas, onde os alunos podem descrever seus anseios para o futuro.