Sobre o evento:

Logo SERES segunda edição

O que é:

O evento SERES é uma semana organizada pelo PET-Mecânica, cujo objetivo é dar maior exposição aos grupos de extensão de cunho social na Escola Politécnica.

Palestra SERES primeira edição

O que faz:

O evento convida os grupos de extensão sociais para participarem de diversas atividades com o público universitário ao longo de uma semana, dando exposição aos grupos e mostrando ao público o impacto de atividades sociais.

Vídeo Institucional:

Grupos Sociais da
Poli-USP

Grupos Sociais


AGROECO

O que é:


A Agroeco trabalha com extensão popular, em assentamentos da região metropolitana de São Paulo, resolvendo demandas locais, buscando melhorar a vida deles, e de quebra dando mais sentido à nossa graduação, aos nossos finais de semana e aprendendo mais sobre engenharia na prática.

O que faz:


Combina-se a agroecologia, prática da agricultura de maneira ambiental, cultural e economicamente sustentável com a tecnologia social, que busca a melhoria das condições de vida da população, construindo soluções participativas, estreitamente ligadas a realidades locais onde são praticadas.


Bandeira Científica

O que é:


A Bandeira Científica leva pesquisa científica e atividades assistenciais ao interior do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na região. O programa foi criado pela Faculdade de Medicina em 1957, e atualmente alunos de 9 unidades da USP são responsáveis por sua organização.

O que faz:


As principais ações são realizadas durante uma expedição de dez dias no final do ano em um município carente no Brasil. Os estudantes, além de realizarem atividades de acordo com a sua formação, pesquisam indicadores sociais, realizam relatórios sobre infra-estrutura e fornecem à prefeitura os resultados das ações.


CPVAM

O que é:
O CPVAM - Cursinho AtuaMente é um cursinho popular que objetiva a melhoria das condições de vida dos jovens de baixa renda da cidade de Santos através do e
nsino. O que faz: Propõe-se democratizar o ensino superior através do acompanhamento pré-vestibular completamente gratuito e direcionado a pessoas de condições socioeconômicas desfavorecidas, tendo como professores os próprios alunos da Poli-Santos, com foco para os vestibulares VUNESP, COMVEST e FUVEST.


Cursinho da Poli

O que é:


O projeto tem como finalidade auxiliar o ingresso de estudantes de baixa renda nos principais vestibulares do Brasil. O Cursinho tem sua equipe composta por professores, plantonistas e coordenadores de diferentes áreas que atuam de segunda a sábado nas dependências da Escola Politécnica.

O que faz:


O sistema de ensino do CP preza pela preparação tanto do aluno quanto do corpo docente para a obtenção de um ensino de qualidade equiparado às instituições comerciais. Dessa forma, o aluno encontra a base necessária para sua aprovação e, consequentemente, o alcance de seu objetivo.


Enactus

O que é:


A Enactus é uma organização estudantil que trabalha com empreendedorismo social presente em 36 países do mundo todo! É um grupo de alunos da USP que atua com iniciativas sociais e desenvolve projetos com soluções inovadoras para melhorar as comunidades de São Paulo de uma forma sustentável.

O que faz:


Possuem 4 projetos: Museu pra Quem? que traz voz para grupos sociais marginalizados, pelo método do museu da empatia. Maduros busca a melhoria da qualidade de vida da terceira idade. Empoderando Sonhos trabalha softskills com jovens de baixa renda. Além de um novo projeto que quer resgatar a autoestima de crianças que vivem em abrigos através da arte.

Engenheiros Sem Fronteiras

O que é:


A ONG Engenheiros Sem Fronteiras é uma organização internacional que acredita na utilização da engenharia para o desenvolvimento humano e sustentável, que trabalhe lado a lado às comunidades, organizações e movimentos sociais com respeito e cooperação.

O que faz:


Busca-se melhorar a qualidade de vida e bem-estar de comunidades e indivíduos através da educação e da utilização de ferramentas da engenharia que promovam o desenvolvimento sustentável e a igualdade social, ampliando e estimulando a experiência e o engajamento de todos os envolvidos.


Fala Sério

O que é:


O Fala Sério é um projeto social formado por alunos de diversos institutos da USP, cuja ação consiste em inspirar e motivar o jovem do ensino público a buscar atingir seu potencial e construir seu próprio futuro.

O que faz:


Através de dois encontros com um intervalo de uma semana, o Fala Sério visita alunos do ensino médio público paulista e realiza algumas atividades com eles, as quais têm por objetivo inspirar e motivar o jovem que transita da fase final do ensino médio para início da fase adulta.


Kali

O que é:


O KALI é um projeto social, sem fins lucrativos, formado por jovens voluntários que buscam apoiar a realização de sonhos por meio da educação, tendo o foco na atuação na cidade de Caieiras.

O que faz:


Procura-se dar base, estrutura e apoio gerais ao aluno do ensino médio da rede pública, despertando interesse nas aulas regulares, na educação em geral e na busca pelo conhecimento, incentivando-o na continuidade dos estudos.

Matemática em Movimento

O que é:


O Matemática em Movimento é uma ONG que sonha com melhores oportunidades para alunos do Ensino Público, trabalhando, principalmente, com o ensino de matemática.

O que faz:


Para tentar mudar essa realidade, oferecemos aos nossos alunos aulas de matemática e atividades de cultura e desenvolvimento, como tutorias, passeios culturais, oficinas de redação, palestras, feiras de profissões e muito mais para contribuir com o seu desenvolvimento pessoal e profissional!


PET Mecatrônica

O que é:
O PET é um programa do MEC desenvolvido por graduandos bolsistas sob a tutoria de um docente. O grupo prom
ove diversas atividades extracurriculares, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O que faz: O EAEM divulga a Engenharia Mecatrônica, fornecendo assim possibilidade para alunos de ensino médio terem um primeiro contato com ela e vivenciarem a vida na USP. Desejamos propiciar aos participantes uma melhores ferramentas para tomarem a decisão de qual curso irão prestar no vestibular e cursar na faculdade.


Poli Cidadã

O que é:


Poli Cidadã é um programa da Escola Politécnica da USP que objetiva o estímulo ao desenvolvimento de atividades de caráter social.

O que faz:


O programa tem duas formas de atuação principais: - Intensivas: visita a comunidades carentes para ajudar a resolver os problemas identificados na área de Engenharia - Extensivas: realização do TCC desenvolvendo um projeto social proposto pelo aluno ou incluído entre os temas solicitados pelas instituições parceiras.


Poli Gen

O que é:


A Poligen é o grupo feminista que existe desde 2012 na Poli. É composto por meninas de todos os anos e de todas as engenharias promovendo eventos, palestras, debates, filmes, encontros e espaço de escuta.

O que faz:


Reflexões, pesquisas, publicações e propostas de ações, pequenas ou grandes, que avancem no caminho de reduzir as desigualdades de gênero.


Poli Negra

O que é:


Poli Negra é o coletivo estudantil responsável por garantir a representatividade da comunidade negra dentro da Poli.

O que faz:


O grupo realiza discussões atividades que tem como objetivo provocar reflexão na comunidade Politécnica quanto a situação de pessoas negras dentro e fora da universidade.


Poli Pride

O que é:


É o coletivo de diversidade sexual e de gênero da Escola Politécnica da USP, que surgiu em meados de 2013 com o intuito de reunir a comunidade LGBT+ de nossa faculdade e integrá-la de forma social, política e cultura.

O que faz:


Nas reuniões do PoliPride são discutidas e elaboradas as formas de atuação do grupo dentro da Escola, que se dão por meio da realização de dife- rentes eventos.


Poli Social

O que é:


A Poli Social é uma associação sem fins lucrativos, que oferece serviços gratuitos voltados ao Terceiro Setor, visando não só marcar presença como também a entregar um serviço de alta qualidade às ONGs associadas ao grupo.

O que faz:


Trabalha-se em duas frentes de ação: a primeira focaliza na realização de eventos com o intuito de aproximar os universitários das causas sociais, e a segunda dedica-se à prestação de consultorias de gestão para ONGs e entidades do terceiro setor.

Politécnicas (R)existem

O que é:


Politécnicas (R)existem é um coletivo feminista que existe para prestar suporte a e enaltecer as alunas da nossa Escola.

O que faz:


Recebemos denúncias anônimas ou não pela página do Facebook, por nossas redes sociais particulares ou pessoalmente, nos colocando à disposição para auxiliar as vítimas com os procedimentos possíveis a se tomar. Realizamos também projetos com outras entidades e/ou que estimule as mulheres na engenharia.


Potência

O que é:


O Projeto Potência é uma organização voluntária que tem por propósito auxiliar na educação de alunos oriundos do sistema público de ensino.

O que faz:


Os professores são alunos da USP, que ministram aulas aos sábados de manhã na Escola Estadual Prof. Jayr de Andrade, localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo. Neste período são lecionados Matemática, Física, Química e Redação em aulas expositivas, com avaliações periódicas para se medir a evolução ao decorrer do curso.

Apoiadores

Data e Local do Evento

Data:

banner com a data do evento de 11 a 15 de março

Local: