O PET-Mecânica da Escola Politécnica da USP

O PET-Mecânica foi criado em 1991, ao mesmo tempo que o PET-Mecatrônica e o extinto PET-Minas, sendo estes os três primeiros grupos PET da Escola Politécnica da USP. Já passaram pelo PET-Mecânica mais de 100 alunos - entre bolsistas e colaboradores - e três professores tutores.

A intenção do grupo é desenvolver projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão no âmbito do curso de Engenharia Mecânica da Poli-USP, de forma a contribuir para uma formação diferenciada não apenas de seus integrantes, mas também dos demais alunos do curso, tanto profissional quanto cidadã, incentivando o desenvolvimento da consciência social e das habilidades acadêmicas e pessoais - a curiosidade, o entusiasmo e a satisfação de ser parte ativa da história da Escola Politécnica da USP. Dessa forma, o PET-Mecânica busca ser reconhecido como um catalisador na melhoria da graduação na qual está inserido, sempre alinhado aos valores da Responsabilidade, Proatividade, Compromisso, Criatividade, Inovação e Ética.

O perfil de egresso que o PET-Mecânica busca é o profissional de engenharia com o perfil definido pela Escola Politécnica da USP e que, adicionalmente, seja capaz de liderar as pessoas ao seu redor e de incentivá-las a participar de mudanças positivas para a sociedade.


Documentos para saber mais sobre o PET


O PET no Brasil

O Programa de Educação Tutorial não se restringe ao curso de Engenharia Mecânica nem à USP. Atualmente existem 842 grupos PET distribuídos entre 121 Instituições de Ensino Superior por todo o Brasil. Criado em 1979 como Programa Especial de Treinamento, em 2004 passou a ser identificado pela denominação atual. Atualmente é mantido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, SESu/MEC.

O Programa de Educação Tutorial é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica.

A médio e longo prazo, a SESu/MEC espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, nas diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento, que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais.