PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO

DOWNLOADS

EDITAL(2013)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO(2013)

BIBLIOGRAFIA(2013)

PROFICIÊNCIA 2014

Informações de Pós-graduação
 Os objetivos fundamentais do programa de pós-graduação em Engenharia Mineral da Escola Politécnica da USP “ PPGEMin  e em Engenharia de Petróleo são:

  • formação de recursos humanos de alto nível na área de Engenharia Mineral e Engenharia de Petróleo
  • formação de professores universitários e pesquisadores
  • formação de pesquisadores para instituições públicas e centros de pesquisa industrial
  • realização de pesquisas científicas e tecnológicas

O programa engloba cursos de pós-graduação stricto sensu em níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado e conta com alunos regulares e especiais. O PMI conta também com pós-graduação lato senso em parceria com o PECE.

Mestrado Acadêmico  visa o domínio e a realização de trabalho técnico-científico que demonstre capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica.

Doutorado  visa o domínio e a realização de trabalho técnico- científico de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado.
Alunos regulares são aqueles devidamente matriculados para a obtenção dos graus de Mestre ou de Doutor. A matrícula na condição de aluno regular do programa depende de aprovação em Processo seletivo e em Proficiência em língua estrangeira

Aos alunos regulares são oferecidas facilidades como bolsas de estudo e uma ampla infra-estrutura. Além disso, os alunos podem usufruir de convênios de pesquisa ou de cooperação tecnológica que a Pós-Graduação em Engenharia Mineral da EPUSP mantém com empresas públicas, privadas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos de fomento, como CAPES, CNPq, FINEP e FAPESP.

Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Programa.

Candidatos inscritos como aluno especial poderão posteriormente solicitar passagem para aluno regular, mediante atendimento das condições do Edital de Processo Seletivo.

Quando da passagem de aluno especial para aluno regular, após aprovação em Processo Seletivo e Proficiência em Língua Estrangeira, poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas isoladamente em até 365 dias anteriores à data da primeira matrícula como aluno regular, limitado a um terço do total dos créditos mínimos exigidos em disciplinas no curso e retroagindo o início da contagem do prazo para a data de início da disciplina objeto da solicitação de aproveitamento de créditos.