Bem-vindo à home page do LEMT. Consulte O que há de novo no nosso Site.
O LEMT é um laboratório do
Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade
de São Paulo voltado para estudos sobre a aplicação de métodos aprimorados de
projeto e operação em tráfego e transportes.
Esta é uma lista do que foi adicionado recentemente ao nosso Site. Volte a visitar este Site em dezembro próximo, pois será iniciado um teste-piloto de treinamento baseado na Internet, com um módulo sobre semáforos.
Fevereiro/2012
Colocada em discussão a versão preliminar da Dissertação de Mestrado de Andrea Laurindvicius Ribeiro sobre MÉTODO DE ANÁLISE DE PROJETOS VIÁRIOS PARA MELHORIA DA SEGURANÇA DE PEDESTRES E CICLISTAS EM RODOVIAS CONCESSIONADAS PAULISTAS (pdf) a ser defendida em Março de 2012.
Fevereiro/2012
Contribuição do LEMT (ppt) para a reunião final do Projeto SaferBraIn, a ser realizada em Março de 2012..
Outubro/2010
O segundo relatório de trabalho produzido pelo LEMT como contribuição (docx) para o Projeto SaferBraIn foi encaminhado à coordenação do projeto, incluindo uma análise de aspectos relacionados com a transferibilidade de diversas medidas consideradas entre as melhores práticas européias na área de segurança de trânsito voltada para os Usuários Vulneráveis da Via (obtidas através de um painel com especialistas, conduzido pelo LEMT).
Abril/2010
O primeiro relatório de trabalho produzido pelo LEMT como contribuição (docx) para o Projeto SaferBraIn foi encaminhado à coordenação do projeto, incluindo uma análise dos dados de acidentes fatais com pedestres e ciclistas na cidade de São Paulo (além de uma análise correspondente para o Brasil, preparada pelo LGeo).
Ver também contribuição inicial
(ppt)
apresentada no encontro inicial do projeto (SaferBraIn Kick-off Meeting).
Abril/2010
O quarto seminário do cronograma preliminar do primeiro semestre de 2010 está confirmado:
- 15/04, 09:00hs: "Modelos de Operação com Tráfego Misto: a Interação entre
Automóveis e
Veículos Pesados em Trechos de Rodovias", Fís.Markus Kliewer (slides).
O dia e horário teve de ser alterado para 5a.feira pela manhã, de 09 a 11hs, por conveniência do apresentador.
O quinto seminário está sendo preliminarmente reprogramado para:
- 26/04, 08:30hs: "Estudo de Tratamentos para Redução de Acidentes com Pedestres
e Ciclistas
em Rodovias; Comparação de Recomendações", Eng.Andrea Ribeiro;
Março/2010
O terceiro seminário do cronograma preliminar do primeiro semestre de 2010 está confirmado:
- 29/03, 08:00hs: "Tráfego de Motocicletas e Segurança Viária: o Caso da Cidade
de São
Paulo", Eng.Ivo Chuquer Jr. (slides).
O dia e horário foi alterado para 2a.feira pela manhã (o novo dia e horário adotado para este seminário deve ser repetido ao longo do semestre, daqui em diante).
O quarto e quinto seminários estão sendo preliminarmente reprogramados para:
- 12/04, 08:30hs: "Estudo de Tratamentos para Redução de Acidentes com Pedestres
e Ciclistas
em Rodovias; Comparação de Recomendações", Eng.Andrea Ribeiro;
- 15/04, 10:30hs: "Modelos de Operação com Tráfego Misto: a Interação entre
Automóveis e
Veículos Pesados em Trechos de Rodovias", Fís.Markus Kliewer.
Março/2010
O segundo seminário do cronograma preliminar do primeiro semestre de 2010 está confirmado:
- 16/03, 07hs: "Análise das Recomendações para Uso
de Dispositivos de Proteção Lateral e
a Segurança no Entorno da Via", Eng.Marcelo Missato (slides).
Em princípio, o novo dia
e horário adotado para este seminário (3a.feiras, 7 hs da manhã) deve ser
repetido ao longo do semestre.
O primeiro seminário não pode ser previamente confirmado mas foi realizado como reprogramado:
- 03/03, 14hs: "Análise de Dados da Avaliação
Funcional da Sinalização Viária -
Resultados da Aplicação aos Trechos da Rodovia Fernão Dias", Eng.Hugo
Pietrantonio/Eng.Walquíria Y.Fujii/Est.Zhen Yeung.
Os resultados obtidos neste estudo
serão incorporados ao Relatório a ser submetido à OHL e à ANTT (o estudo foi
parcialmente financiado com recursos da OHL dentro do seu RDT, aprovado pela
ANTT).
Fevereiro/2010
O cronograma preliminar dos demais seminários do primeiro semestre de 2010 é o seguinte:
- 03/03, 14hs: "Análise de Dados da Avaliação
Funcional da Sinalização Viária -
Resultados da Aplicação aos Trechos da Rodovia Fernão Dias", Eng.Hugo
Pietrantonio/Eng.Walquíria Y.Fujii/Est.Zhen Yeung;
- 16/03, 07hs: "Análise das Recomendações para Uso de Dispositivos de Proteção
Lateral e
a Segurança no Entorno da Via", Eng.Marcelo Missato;
- 24/03, 07hs: "Tráfego de Motocicletas e Segurança Viária: o Caso da Cidade
de São
Paulo", Eng.Ivo Chuquer Jr.;
- 24/03, 09hs: "Modelos de Operação com Tráfego Misto: a Interação entre
Automóveis e
Veículos Pesados em Trechos de Rodovias", Fís.Markus Kliewer;
- 06/04, 07hs: "Estudo de Tratamentos para Redução de Acidentes com Pedestres
e Ciclistas
em Rodovias; Comparação de Recomendações", Eng.Andrea Ribeiro.
A participação é livre e seus comentários são muito bem vindos nas apresentações. Por favor, confirme a realização neste site ou por telefone (3091-5492).
Setembro/2009
O quarto seminário do segundo semestre de 2009 está confirmado: dia 28/09, das 07:30hs às 11hs: Revisão e Análise dos Critérios de Intervenções Viárias para Reduzir Acidentes com Pedestres e Ciclistas em Rodovias, Eng.Andrea Ribeiro, no LEMT, Sala 3, pavimento térreo do Edifício de Engenharia Civil. A apresentação tem o objetivo de discutir os resultados iniciais da pesquisa referente às medidas de intervenção destinadas a reduzir os acidentes com pedestres e ciclistas em rodovias, tema da dissertação de mestrado em desenvolvimento (ver slides).
Setembro/2009
O terceiro seminário do segundo semestre de 2009 está confirmado: dia 21/09, das 07:30hs às 10hs: Um Estudo de Validação de Modelos de Previsão de Oportunidades de Conflito para Pedestres em Semáforos, Eng.Hugo Pietrantonio, no LEMT, Sala 3, pavimento térreo do Edifício de Engenharia Civil. A apresentação é uma versão preliminar do Relatório de Trabalho No.8 do LEMT, em preparação (ver o texto básico de apresentação da discussão).
Agosto/2009
O segundo seminário do segundo semestre de 2009 está confirmado: dia 24/08, das 07:30hs às 10hs: Os Avaliação da Sinalização Viária com base em Padrões de Desempenho Funcional: Planejamento do Experimento, Eng.Walquíria Fujii, no LEMT, Sala 3, pavimento térreo do Edifício de Engenharia Civil. A apresentação é uma preparação para o trabalho de qualificação da tese de doutorado correspondente e tem o objetivo de apresentar uma visão sobre o estado da pesquisa atual em sinalização viária, justificando o interesse no estudo de critérios de padronização baseados no estabelecimento de requisitos de desempenho funcional, além de discutir a definição de um experimento de campo a ser realizado para obter dados necessários ao estudo.
Agosto/2009
O primeiro seminário do segundo semestre de 2009 está confirmado: dia 04/08, das 07:30hs às 12hs: Os Veículos Pesados e a Segurança do Projeto de Curvas Horizontais em Rodovias e Vias de Trânsito Rápido, Eng.Sérgio Ejzenberg (ver slides), no LEMT, Sala 3, pavimento térreo do Edifício de Engenharia Civil. A apresentação é decorrente da dissertação de mestrado defendida em julho passado (ver texto) e tem o objetivo de discutir a formulação de um procedimento para definição de raio mínimo ou velocidade regulamentada para veículos pesados.
Julho/2009
O cronograma preliminar dos demais seminários do segundo semestre de 2009 foi alterado. Em princípio vão ser realizados nas 2as. ou 3as.feiras pela manhã. O cronograma preliminar é o seguinte:
- dia 04/08, das 07:30hs às 12hs: Os Veículos Pesados e a Segurança do Projeto de Curvas Horizontais em Rodovias e Vias de Trânsito Rápido, Eng.Sérgio Ejzenberg;
- 24/08, das 07:30hs às 12hs: Avaliação da
Sinalização Viária com base em Padrões de Desempenho Funcional: Planejamento
do Experimento, Eng.Walquíria Fujii;
- 21/09, das 07:30hs às 12hs: Um Estudo de Validação de Modelos de
Previsão de Oportunidades de Conflito para Pedestres em Semáforos, Eng.Hugo
Pietrantonio;
- 28/09, das 07:30hs às 12hs: Revisão e Análise dos Critérios de
Intervenções Viárias para Reduzir Acidentes com Pedestres e Ciclistas em
Rodovias, Eng.Andrea Ribeiro;
- 28/09, das 07:30hs às 12hs: Revisão e Análise dos Critérios de
Utilização de Dispositivos de Segurança no Entorno Viário, Eng.Marcelo Missato;
- Modelos de Operação para Tráfego Misto -
a Interação entre Autos e Veículos Pesados em Trechos de Rodovias, Fís.Marcus Kliewer (a definir).
A participação é livre e comentários são muito bem vindos nas apresentações. Por favor, confirme a realização e a participação por telefone
(3091-5492).
Fevereiro/2009
O cronograma inicial de seminários do primeiro semestre de 2009 não foi totalmente definido mas os primeiros seminários estão programados para 02/03/2009, 2a.feira, com os seguintes temas:
- 07:30hs: Modelos de Operação para Tráfego Misto -
a Interação entre Autos e Veículos Pesados em Trechos de Rodovias, Marcus
Kliewer (preliminar);
- 09:30hs: Análise de Alternativas para Intervenções Viárias para Reduzir
Acidentes com Pedestres e Ciclistas em Rodovias, Andrea Ribeiro (slides);
- 11:30hs: Segurança no Entorno Viário: Critérios de Projeto e sua Relação com
a Ocorrência de Acidentes com Saída de Pista, Marcelo Missato (preliminar).
Os seminários preliminares serão
reapresentados. A
participação é livre e comentários são muito bem vindos nas apresentações. Por favor, confirme a realização e a participação por telefone
(3091-5492).
Novembro/2008
Foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de
novembro, um evento conjunto entre a Poli e a CET/Sp, dentro do seu
programa CET NA UNIVERSIDADE, UNIVERSIDADE NA CET: o SEMINÁRIO - TECNOLOGIA PARA
GESTÃO DO TRÁFEGO NA CIDADE DE SÃO PAULO. O programa de palestras preliminar é o
seguinte:
- 11/novembro, 3ª.feira/tarde: 14:00hs: MODELOS DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO:
FERRAMENTAS E METODOLOGIAS- Professor José Reinaldo Anselmo Setti da Escola de
Engenharia de São Carlos-USP; ...
...
- 12/novembro, 4ª.feira/manhã, 08h30: EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO:
PROPOSTA DO PADRÃO ATC - Eng.Robert De Roche do Texas Transportation Institute,
EUA; ...
...
- 12/novembro, 4ª.feira/tarde, 14:00hs: SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE DE
TRÁFEGO EM VIAS
EXPRESSAS- Professor Markos Papageorgiou da Technical University of Crete,
Grécia; ... ...
- 13/novembro, 5ª.feira/manhã, 08:30hs: ANÁLISE DE SEGURANÇA COM PREVISÃO DE
OPORTUNIDADES DE
CONFLITO- Professor Hugo Pietrantonio da Escola Politécnica EPUSP e Eng.Sun
Hsien Ming da CET/Sp. ... ...
Informações atualizadas poderão ser obtidas no site da Poli (www.poli.usp.br),
inclusive sobre inscrições.
Foi também realizado no dia 25 de novembro, o FÓRUM
DESAFIO EM DUAS RODAS, promovido na Escola Politécnica, com apoio da ABRACICLO e
da Revista Duas Rodas. Entre as diversas palestras, foi apresentado o trabalho
preliminar sobre as Interfaixas, feito pelo Prof.Hugo Pietrantonio (veja
Via&Moto).
Setembro/2008
Para o início do mês de outubro, às 09:00hs do dia
3 de outubro, está programada a
defesa da dissertação de mestrado do Eng.Sun Hsien Ming, sobre "Oportunidades de
Conflito de Tráfego - Modelos de Previsão", entregue em julho último (ver
pdf).
A banca terá como convidados externos o Prof.José Reinaldo Anselmo Setti, da
EESC-USP, e a Profa.Maria Alice Prudêncio Jacques, da FT-UNB). Programação de Seminários do 2o.Semestre: aguarde
...
Junho/2008
Desafio: algoritmos de detecção de tráfego com
processamento de imagem
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Comparação com resultados obtidos com
processamento manual: para cada fluxo de entrada da interseção, define-se uma
linha de referência próxima à linha de retenção da aproximação (posição de
espera para passar pela interseção) e, para cada veículo, registra-se:
- o instante de passagem (hh:mm:ss);
- o tipo de manobra realizada (em frente-f, à direita-d, à esquerda-e, retorno-r);
- se possível detalhar também estacionamento/parada-p, entrada/acesso-e, saída/egresso-s,
outro a especificar-o); e
- o tipo de veículo (A=auto ou veículo leve, M=moto, B=bicicleta, P=pedestre, Q=pesado
ou veículo pesado);
- se possível, detalhando U=utilitário/pick-up/camionete, C=caminhão leve (2
eixos simples), D=caminhão pesado (mais de 2 eixos ou eixos tandem); E=caminhão
articulado (reboque ou semi-reboque até 2 unidades), F=treminhão (articulado com
mais de 2 unidades), O=ônibus, N=ônibus articulado (até 2 unidades), R=ônibus
bi-articulado (mais de 2 unidades), S=micro-ônibus, H=veículo de tração humana e
V=outro tipo de veículo a ser especificado);
- com dados em uma planilha eletrônica, por veículo.
Se tiver dúvidas, faça
contato pelo telefone 3091-5492 ou por email.
Maio/2008
O seminário do Prof.Dr.Hae Y.Kim, sobre detectores de tráfego baseados em processamento de imagens, está confirmado para 15 de maio, às 08:30hs. A apresentação (ver os slides preliminares) incluirá demonstrações da aplicação de protótipos desenvolvidos. Se tiver dificuldade em encontrar o local do seminário, faça contato pelo telefone 3091-5492 até o horário de início da apresentação.
O seminário "Avaliação da Sinalização Viária em Rodovias Concedidas" foi realizado em 05 de maio (2a.feira), às 07:30hs, na Sala 3 - térreo do Edifício de Engenharia Civil da EPUSP, ministrado pela Eng.Walquíria Y.Fujii. Por favor, visualize os slides da apresentação para conhecer o conteúdo do seminário. Sugestões e comentários para discussão são sempre bemvindos.
Abril/2008
O seminário "Avaliação de Risco para Automóveis e Caminhões em Curvas Horizontais" foi realizado em 28 de abril, às 09:00hs, na Sala 3 - térreo do Edifício de Engenharia Civil da EPUSP, ministrado pelo Eng.Sérgio Ejzenberg. Por favor, visualize os slides preliminares da apresentação para conhecer o conteúdo do seminário. Sugestões e comentários para discussão são sempre bemvindos.
Março/2008
O seminário "Recursos para Implementar HILS no CORSIM" foi realizado em 03 de março, às 11:30hs, na Sala 3 - térreo do Edifício de Engenharia Civil da EPUSP, ministrado pelo Eng.Hugo Pietrantonio, responsável pelo LEMT. Por favor, visualize os slides preliminares da apresentação para conhecer o conteúdo do seminário. Sugestões e comentários para discussão são sempre bemvindos. Os seminários são sempre abertos à participação de todos. Se tiver dificuldade em encontrar o local do seminário, faça contato pelo telefone 3091-5492 até o horário de início da apresentação. ... .. . . .. ...
Fevereiro/2008
O cronograma inicial de seminários do primeiro semestre de 2008 foi definido:
03/03/2008, 11:30hs - Recursos para Implementar HILS no CORSIM - H.Pietrantonio
31/03/2008, 07:30hs - Aplicação de Modelos de Oportunidades de Conflito - S.H.Ming
28/04/2008, 09:00hs - Projeto de Curvas em Rodovias e os Veículos Pesados - S.Ejzenberg
05/05/2008, 07:30hs - Avaliação da Sinalização Viária em Rodovias - W.Y.Fujii
08/05/2008, 08:30hs - Detecção de Tráfego com Processamento de Imagens - H.Y.Kim
A participação é livre e comentários são muito bem vindos nas apresentações. Por favor, confirme a realização e a participação por telefone (3091-5492).
Dezembro/2007
As alterações sugeridas para o Boletim Técnico No.05/03: Semáforos Atuados pelo Tráfego - Utilização, Parametrização, Monitoração e Análise de Desempenho estão incorporadas à nova revisão, incluindo a critérios específicos para definição do intervalo de corte com detectores por faixa, introdução de um critério preliminar para decidir sobre estágios opcionais e para preterir o controle atuado (quando usados detectores afastados), um apêndice teórico adicional (sobre modelos para distribuições de intervalos, utilizados para dedução das fórmulas recomendadas pelo HCM para estimar o tempo médio de verde), um apêndice sobre métodos de coleta de dados e um apêndice sobre os métodos recentes de estimativa de fluxo de saturação baseado nas recomendações do HCM mas que comenta outros métodos (ARRB, TRL, ...). O LEMT promove eventos de divulgação do uso do controle atuado, que utilizam este Boletim Técnico como bibliografia complementar (obtenha informações adicionais por email). ... .. . x . .. ...
Julho/2007
Está sendo realizado um estudo sobre Modernização do Controle de Tráfego em Cidades Paulistas, com financiamento da FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e participação do Prof.Carlos Alberto Bandeira Guimarães, da FEC/UNICAMP. Além de obter um quadro qualitativo das técnicas e recursos disponíveis nos órgãos de administração de tráfego das cidades, o estudo deve realizar experiências de campo para monitoração de semáforos atuados e adaptativos, custeada com recursos do projeto. As cidades interessadas podem entrar em contato conosco e poderão obter retornos interessantes com o trabalho em realização. Basta preencher as informações solicitadas para análise no Roteiro Preliminar de Dados Gerais da Cidade e de Dados do Controle de Tráfego e enviá-las para Hugo Pietrantonio (ou fazer contato: +11-3091-5492).
Fevereiro/2007
O cronograma inicial de seminários do primeiro semestre de 2007 foi definido:
01/03/2007, 07:30hs - Modelos de Estimativas de Oportunidades de Conflito - S.H.Ming
20/03/2007, 07:30hs - Segurança de Veículos Pesados em Curvas e Declives- Sérgio Ejzenberg
A participação é livre e comentários são muito bem vindos nas apresentações. Por favor, confirme a realização e a participação por telefone (3091-5492).
Março/2005
Realização do Seminário: Aspectos Básicos para o Projeto de Sinalização Viária – Delineadores e Balizadores, Eng.Walquíria Fujii, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da EPUSP. Programado para 08/03/2005 às 15:30hs, no LEMT. A participação de interessados é livre e muito bem vinda.
Novembro/2004
Colocado em discussão o texto não revisado da dissertação de mestrado sobre Oportunidades de Travessia e Oportunidades de Conflito para Pedestres em Interseções Semaforizada, defendida por Veridiana Maria Armond Vasconcelos (ver pdf). Comentários são encorajados.
Setembro/2003
Colocado em discussão o artigo sobre Análise do Impacto de Políticas de Balanceamento de Atividades na Demanda de Tráfego com uso de Modelos, decorrente da dissertação de mestrado defendida por Denise Lima Lopes (ver pdf). Comentários são bem-vindos.
Agosto/2003
Realizado o
seminário sobre Modelos de Oportunidade de Conflitos na Análise da Segurança
de Tráfego (ver slides). O
responsável será o Eng.Hugo Pietrantonio (Professor do PTR-EPUSP) e ocorrerá
no LEMT em 05/08/2003 às 17 horas. As leituras básicas para acompanhar
adequadamente a discussão são as seguintes:
- motivação: dificuldades com a pesquisa sobre conflitos de tráfego:
ver o relatório LEMT/01 ou a dissertação Tourinho (2002) ...
- modelos teóricos iniciais para representar relação entre fluxos e brechas:
ver os exercícios relacionados da graduação na Poli ...
- exemplo de um trabalho que segue esta linha de pesquisa:
ver o site www.traf-safe.com
antes ou depois do seminário ...
Abril/2003
Colocado em discussão o artigo sobre Determinação de Parâmetros de Diagnóstico para Segurança de Pedestres baseados em Conflitos de Tráfego (ver pdf), baseado na dissertação de mestrado de Luiz F.B.Tourinho.
Dezembro/2002
Colocado em discussão os artigos sobre Auditoria de Segurança Viária, sobre condicionantes da sua eficácia, baseado na dissertação de mestrado da Arq.Lili Lúcia Bornsztein (ver pdf).
Colocado em discussão o artigo sobre responsabilidade civil e implicações legais (ver pdf). O LEMT precisa de especialistas em direito civil ou administrativo para finalização do artigo. Candidatos são bem-vindos.
Fevereiro/2002
Finalizado o artigo sobre Semáforos Atuados pelo Tráfego (ver pdf). O artigo foi aprovado para apresentação no 2002 Spring Conference do ITE americano pelo Eng.Wagner Bonetti Jr. (Mestre pelo PTR-EPUSP).
Obtenha uma versão
eletrônica dos trabalhos mencionados através de www.poli.usp.br/p/hugo.pietrantonio
e envie seus comentários.