Na data do exame de seleção, os candidatos poderão receber informações sobre bolsas de estudo disponíveis.

O PTR possui cotas de bolsas tanto para mestrado quanto para doutorado, de agências de fomento como o CNPq e a CAPES.

Os critérios de distribuição de bolsas de estudo levam em consideração o potencial de desempenho acadêmico, tempo de dedicação desejado pelo estudante e também as possibilidades econômicas do mesmo. O currículo do candidato e a entrevista pessoal auxiliam nesta avaliação.

As inscrições para disputar bolsas de estudo são realizadas através de formulário específico, preenchido na data do exame de seleção.

A FAPESP é uma alternativa para a concessão de bolsas, sendo necessário que o estudante submeta sua proposta de pesquisa e outros documentos necessários, o que é realizado com auxílio do orientador.

Docentes de outras instituições de ensino podem solicitar à CAPES bolsa do tipo PICDT, o que deve ser realizado na instituição de origem do estudante.

O PTR tem recebido bolsistas estrangeiros através do programa PEC/PG da CAPES. Os interessados deverão para tanto obter informações e submeter-se a processo seletivo na embaixada ou consulado do Brasil no país de origem. Tal tipo de bolsista deverá ao chegar no Brasil, realizar o exame de língua estrangeira, nos mesmos moldes descritos anteriormente.
Home Page LTG 2004
e-mail

webmaster-ltg@usp.br

Página em construção
Página em construção
Atualizada em: 26-out-2004

Back

Home