Ciclos de Absorção de Calor: Sustentabilidade e Eficiência Energética

A área de refrigeração e ar condicionado é responsável por grande parte do consumo energético na forma de eletricidade dos empreendimentos e instalações comerciais e de serviços. A tecnologia dominante dos equipamentos é aquela baseada no ciclo de compressão mecânica a vapor que, recentemente, tem apresentado índices de desempenho cada vez maiores. Contudo, essa tecnologia é baseada no consumo elétrico para o acionamento do compressor. Por outro lado, há uma contínua busca de novas tecnologias de sistemas de produção de frio a partir de fontes renováveis de energia, bem como, por meio do melhor aproveitamento do conteúdo energético dos combustíveis nas configurações de cogeração e de autoprodução de energia elétrica. Dentro desse contexto, os Ciclos de Absorção de Calor se apresentam como uma solução atual, energeticamente eficiente e ambientalmente mais aceitável. Em função dessa premência atual, escolheu-se o tema dessa 2ª Escola de Refrigeração para que a comunidade científica e tecnológica do país possam compartilhar seus avanços e conhecimento dentro de um ambiente cooperativo.


A partir dessa segunda edição, a Escola de Refrigeração passou a integrar as “escolas” da ABCM, Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica. O propósito é que essa escola seja itinerante no país e sempre seja realizada no verão, tendo um duplo foco. Primeiro é que tecnologias e temas afeitos à área sejam discutidos de forma temática em torno de um tema central, a ser indicado ou selecionado pelo comitê organizador local, e que reúna especialistas da indústria e da academia. O segundo foco, porém não menos importante, é o de promover a difusão de conhecimentos e boas práticas da área de refrigeração para alunos de graduação de forma a formar e a fomentar o assunto por meio de cursos e palestras convidadas.


Em janeiro de 2012 houve a primeira experiência dessa escola promovida pela RECOGAS – Rede Cooperativa de Pesquisa Norte-Nordeste do Gás Natural, organizada pelo prof. Carlos Antonio Cabral dos Santos na UFPB, no Campus de João Pessoa. A presente escola tem a organização do prof. José R. Simões Moreira do SISEA – Lab. de Sistemas Energéticos Alternativos do Depto. de Enga. Mecânica da EPUSP e será sediada nas dependências dessa instituição.