Projetos

Confiabilidade

Linha de Pesquisa — Grupo Projeto de Máquinas

Confiabilidade: Linha de Pesquisa — Grupo Projeto de Máquinas

Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Título

Análise de Confiabilidade de Processos de Manufatura

 

Coordenador

Gilberto Francisco Martha de Souza

E-mail

gfmsouza@usp.br

Palavras-chave

confiabilidade, manufatura, ferramenta

Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Bolsistas

Carmen Elena Patino Rodriguez (Mestrado)

Colaboradores não-bolsistas

Prof. João Paulo Pereira Marcicano, Tsai Men Yee (iniciação científica), Fabio Ossamu Takeda (iniciação científica)

Descrição

     Qualquer produto, mesmo que projetado com critérios de projeto que indiquem uma modelagem bastante precisa dos fenômenos físicos envolvidos nos mecanismos de falha que podem afetar o produto, bem como na descrição dos carregamentos atuantes sobre o mesmo durante a sua operação, só terá a sua confiabilidade assegurada se forem empregados, na manufatura de seus componentes, processos de fabricação que atendam aos requisitos de projetos destes, minimizando a possibilidade de manufatura de peças defeituosas, que possam afetar a confiabilidade do produto.

     Dessa forma, no projeto de um processo de manufatura, podem ser empregadas as mesmas técnicas de análise de confiabilidade empregadas no projeto de qualquer sistema mecânico, buscando-se definir a confiabilidade deste processo.

     O grupo de pesquisa tem atuado no desenvolvimento de técnicas de análise de confiabilidade de sistemas de manufatura mecânica, considerando que o mesmo é composto por um conjunto de máquinas que executam um processo específico. A confiabilidade pode ser definida com o emprego da técnica do Diagrama de Blocos.

     Já a confiabilidade de cada processo de manufatura pode ser definida pela confiabilidade da máquina propriamente dita, pela confiabilidade da ferramenta e dispositivos de fixação das peças, bem como pela confiabilidade do próprio operador. A confiabilidade destes elementos pode ser definida através da observação das falhas ocorridas em um processo de manufatura real, e no caso de ferramentas, a confiabilidade pode ser definida da execução de ensaios em laboratório, com rígido controle das condições de operação da ferramenta.