Fresagem e limpeza
Fresagem e limpeza do pavimento

 

 

 

 

 

Afixação de instrumentação
Afixação de instrumentação

 

 

 

 

 

Concretagem
Concretagem

Whitetopping Ultradelgado - WTUD

O emprego do WTUD surgiu nos Estados Unidos da América no ano de 1991 quando, em setembro deste ano, a Associação das Concreteiras do Estado de Kentucky em parceria com a American Concrete Pavement Association (ACPA) aplicaram tal técnica próximo a um depósito de lixo na cidade de Louisville.

O WTUD é um pavimento do tipo composto em que as placas de Concreto de Cimento Portland (CCP) trabalham de forma aderida ao Concreto Asfáltico (CA) existente. Justamente por tratar-se de um pavimento composto é que torna-se possível o emprego de placas ultradelgadas de CCP.

As pequenas dimensões em planta das placas de concreto de cimento Portland (geralmente variando entre 0,6 e 1,2 m) adicionadas ao emprego de CCP de alta resistência à tração na flexão são fatores essenciais para um desempenho favorável desta técnica, que habilita-se como uma alternativa de manutenção preventiva de pavimentos que possuem algumas deficiências funcionais e são solicitadas por um tráfego de leve a moderado.

Depois do emprego pioneiro realizado em Kentucky, o uso do WTUD difundiu-se a ponto de vários países fazerem uso de tal alternativa de manutenção, França, México, Canadá, Suécia, Áustria e Brasil são exemplos.

Envidando esforços para o estudo desta recente tecnologia de manutenção de pavimentos nas condições do Brasil, o Laboratório de Mecânica de Pavimentos da Escola Politécnica da USP com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) concebeu um projeto que contemplou a execução de uma pista experimental com WTUD, devidamente instrumentada com medidores de deformações e de temperaturas, dentro do Campus da Cidade Universitária na capital do Estado.

A pista experimental com WTUD foi liberada ao tráfego no mês de novembro de 1999 e até o presente momento, tem suportado sem sinais de ruína um tráfego diário de cerca de 130 ônibus e 10 caminhões. Possui placas de 1,0 m e de 0,6 m de largura, com espessura de 90 mm.

O CAD resultou em resistências à tração na flexão de 5 MPa após 48 horas e de 7 MPa após 7 dias. A instrumentação em pista tem permitido a análise de empenamento térmico das placas durante as diversas estações climáticas bem como provas de carga, cujo objetivo maior será a calibração de modelos numéricos para cálculo de tensões em WTUD, já desenvolvidos pelo LMP em parceria com a indústria brasileira do cimento, através da ABCP e disponíveis para download no site do LMP. Confira mais informações neste artigo.

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Serragem de juntas
Serragem de juntas

 

 

 

 

 

Pista acabada
Pista acabada

 

 

 

 

 

Pista em operação
Pista em operação


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