|
INFORMAÇÕES GERAIS
Número de créditos: 2 aulas teóricas + 2 aulas práticas Tempo total por semana: 100min (T) + 100min (P) Número de semanas de aulas (sem contar as semanas de provas): 14 semanas Número total de vagas disponíveis: 840 Número de turmas por semestre: 12 Número de alunos por classe: 70 alunos (teoria) e duas turmas de 35 alunos (prática)
RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA
Existem várias definições para Ciência e Engenharia de Materiais. Morris Cohen, conceituado cientista de materiais, a define como "a área de atividade humana associada à geração e à aplicação de conhecimentos relacionando composição química, estrutura e processamento dos materiais às suas propriedades e aplicações".
Como todo engenheiro é confrontado, em alguma etapa de sua atividade profissional, com a elaboração, processamento ou utilização de algum material, é de grande importância para sua formação o conhecimento dos fundamentos básicos da Ciência e Engenharia de Materiais. Existe, inclusive, uma orientação da UNESCO, datada de 1989, propondo a inclusão da disciplina nos cursos de todas as modalidades de engenharia.
OBJETIVO
O objetivo central do curso é o de relacionar o processamento, a microestrutura, as propriedades e o desempenho dos materiais em serviço.
|
|