|
METODOLOGIA EMPREGADA NO CURSO
O programa da disciplina será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas e, sempre que possível, os temas serão aplicados a alguns produtos de engenharia.
Nas aulas práticas serão resolvidos exercícios para fixar os pontos mais importantes do tema desenvolvido nas aulas teóricas.
Existirá também outra atividade prática: uma aula demonstrativa sobre propriedades mecânicas de materiais, que será tema de um relatório a ser feito em grupos. .
As aulas de terça-feira serão teóricas e expositivas.
A maioria das aulas de quarta e sexta feira serão aulas práticas (exercícios ou demonstração de laboratório).
As aulas de exercícios serão divididas em duas partes. A primeira parte da aula será utilizada para será destinada à resolução de exercícios, e também para esclarecer dúvidas ou eventualmente concluir o tema de uma aula teórica. A segunda parte da aula - os vinte minutos finais - será destinada para a aplicação de um teste, sempre composto por cinco questões de múltipla escolha, a ser realizado de forma individual, sem consulta a livros, apontamentos e colegas. A cada teste será atribuída uma nota, que será utilizada para compor a avaliação final, como será discutido a seguir.
MATERIAL DIDÁTICO
O material didático compõe-se de um livro texto e de transparências utilizadas em aula, que serão disponibilizadas aos alunos. O objetivo do livro texto é o de orientar o aluno nos temas que serão abordados nas aulas.
No final das transparências de cada aula, será mencionada a referência que foi usada como base para a sua elaboração.
A principal referência é o livro de Callister, que é disponível nas bibliotecas da Poli em inglês e em português :
Callister Jr., W.D. - Materials Science and Engineering, 5ªedição, John Wiley & Sons, 1997. Callister Jr., W.D. - Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução. Tradução da 5ªedição americana, LCT, 2002.
|
|