Início
Home Up Início Classificação Estágios Operação

 

 

a a a A Destilação é definida como:

um processo no qual uma mistura de duas ou mais substâncias, no estado líquido ou vapor,  é separada em seus componentes, com uma determinada pureza, através de um processo térmico (aplicação ou remoção de calor).

O processo da Destilação está baseado no fato de que o vapor de uma mistura em ebulição será mais rico nos componentes que têm  pontos de ebulição mais baixos.

A Destilação é, assim, um processo clássico da Engenharia Química sendo um dos métodos mais indicados para separar misturas líquidas nos seus  componentes. O termo destilação origina-se na palavra latina "destillare"  que significa pingar ou gotejar vagarosamente no sentido descendente. Essa denominação ocorre devido ao visível gotejamento do produto originado em qualquer processo de destilação, no qual o líquido original tenha sido vaporizado e, então, re-condensado.

A separação por destilação pode ser realizado de diversos modos, uns mais simples, outros mais complexos, dependendo do tipo de mistura que se deseja separar e do grau de separação adequado. Desse modo a destilação pode ser classificada de diversas maneiras. Em escala industrial  existem diferentes equipamentos, chamados de "colunas de destilação",  indicados para cada caso. O projeto dessas colunas baseiam-se em (a) princípios termodinâmicos e (b) análise dos fatores que influenciam a operação dos equipamentos e visam, sempre, alcançar a separação desejada de modo eficaz.

Embora exista um senso comum do que a destilação signifique, alguns aspectos importantes, do ponto de vista industrial, devem ser evidenciados. São eles:

  • destilação é a técnica de separação mais comum, em termos industriais;
  • ela consome quantidades enormes de energia, tanto nas necessidades de aquecimento quanto nas de resfriamento;
  • destilação pode contribuir com mais de 50% dos custos de operação.
O melhor modo para reduzir custos operacionais de unidades existentes, é melhorar sua eficiência e operação através de otimização  e controle do processo. Para atingir esta melhoria, é essencial uma compreensão completa dos princípios da destilação e de como são projetados os sistemas de destilação .

Uma aplicação importante de destilação é a produção de álcool e bebidas alcoólicas, aplicação conhecida há muito tempo. Aplicações mais recentes incluem a obtenção de frações de petróleo nas refinarias e as separações necessárias das misturas oriundas de inúmeras reações que ocorrem na indústria química.

Para mais informações sobre esses aspectos básicos, sugere-se a consulta dos seguintes sites:

 

  O propósito deste texto on-line é apresentar uma visão básica da Destilação. Na margem esquerda desta página estão links para os assuntos abordados. 
a
  • Nas Bases, são introduzidos os primeiros conceitos para o entendimento da destilação, a classificação dos diversos tipos de destilação e a definição dos termos primários.
  • Nos Equipamentos serão vistos os principais equipamentos industriais onde ocorre destilação.
  • Na Termodinâmica, serão revisados os conceitos termodinâmicos necessários para o entendimento da operação unitária que estamos estudando, tais como: pressão de vapor, equilíbrio líquido-líquido, volatilidade relativa, fugacidade, atividade, constante de equilíbrio líquido-vapor, etc..
  • Em Projeto, serão fornecidas as informações sobre projeto e dimensionamento de colunas de destilação.
  • No item Operação serão descritos os fatores que afetam o funcionamento de colunas de destilação.
  • Finalmente, na Bibliografia, você encontrará referências bibliográficas e recursos da Internet que o ajudarão no aprofundamento do estudo.
 

[topo]


©Copyright: Luiz Roberto Terron - 2000 - 2002 - lrterron@usp.br veja: informações sobre copyright